EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
O Curso de Educação à Distância (EaD) Juventude Negra e Participação Política tem como proposta mobilizar e instrumentalizar a juventude negra brasileira para o combate ao racismo institucional e para contribuir com o fortalecimento das políticas públicas voltadas a jovens negros/as. Em sua primeira edição, realizada entre setembro e novembro de 2017, o Curso contou com cerca de 250 inscritos/as e 180 participantes em todo o Brasil.
Com caráter teórico e prático, a formação à distância compartilhou os processos e experiências produzidos pelo Projeto Juventude Negra e Participação Política (JNPP). A capacitação possui carga horária total de 55h e é composta por cinco módulos, que abordam os temas Racismo Institucional e seus Impactos Sociais; Juventude e Movimentos Negros no Brasil; Racismo e Genocídio da Juventude Negra; Políticas Públicas e Ações Afirmativas; Mobilização e Controle Social; Educomunicação e Comunicação para o Desenvolvimento.
Por meio da abordagem desses temas, propõe-se apresentar conceitualmente o racismo institucional e suas diferentes formas de violência, capacitando jovens, profissionais e integrantes de movimentos sociais para o combate ao problema. A ideia é também mobilizar o público para o monitoramento e avaliação de políticas públicas para a juventude negra no Brasil.
Os módulos são compostos por videoaulas, webconferências fóruns de debate e textos. As atividades práticas incluem interações online, questionários e produção educomunicativa. Guias, manuais, vídeos e links de outras fontes de pesquisa são também disponibilizados para os/as participantes.
Videoaula “Racismo Institucional”
A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis, aborda a problemática do racismo institucional, fazendo uma contextualização com base em marcos históricos e lutas das lideranças do movimento negro. A especialista aponta ainda como as políticas públicas podem contribuir para o combate ao problema.
Vídeo “Experiência de Participação no Projeto Juventude Negra e Participação Política”
Produtora cultural e moradora de Plataforma, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Neusinéa Miranda é jovem multiplicadora do Projeto Juventude Negra e Participação Política (JNPP). No vídeo, a mobilizadora comunitária conta como a formação promovida pelo JNPP contribuiu para ampliar a sua compreensão sobre o racismo e para qualificar a sua participação política em espaços de militância.
Videoaula “Comunicação para o Desenvolvimento Comunitário”
O coordenador de projetos da CIPÓ – Comunicação Interativa, Leandro Vilas Verde, faz uma abordagem sobre o conceito, significado e a importância da metodologia da Comunicação para o Desenvolvimento Comunitário, aplicada à formação de jovens nas comunidades em que a instituição atua e no âmbito da participação política.